sexta-feira, 24 de junho de 2016

Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Gramado e Canela

Olá guris e gurias!

Cariocas que vão pro Sul no inverno estão buscando sofrimento, não é? Eu também acho. Menos de 2 calças e 3 casacos melhor nem sair na rua. Pior ainda é ouvir dos moradores que está frio. Vou repetir: ELES ESTÃO SENTINDO FRIO. Imagina a gente?

Bom, vou dar início ao relato.

Pegamos um vôo no Galeão às 06:10h, fizemos uma conexão em Viracopos, São Paulo, e chegamos por volta das 11h em Porto Alegre. A experiência do nosso vôo foi ótima! Fomos de Azul. Check-in tranquilo, serviço de bordo ótimo, aeronave limpa e confortável, TV ao vivo, restituição de bagagem rápida. Enfim, foi uma das melhores experiências em vôos domésticos até agora. A aeronave foi um Embraer EMB-195.

O bom de pegar conexão com a Azul é que você recebe os lanches a cada vôo. Então, no caso, refrigerante/água/suco, balas Fini, biscoitos, os famosos Snacks da Azul, recebemos 2 vezes. Mais legal ainda é que quando fizemos a conexão em São Paulo, o céu estava azul, tudo muito bonito. Achamos que pegaríamos aquele sol todo em Porto Alegre. Doce ilusão. Quando faltavam uns 5 minutos para aterrissagem tudo ficou nublado, escuro. Descemos sobre um tempo completamente encoberto.

Ficamos hospedados em um hotel relativamente próximo (5 minutos a pé) ao Mercado Público, que é um ponto turístico bastante famoso. Lá você tem algumas boas opções para almoçar bem sem gastar muito. É um lugar com muita gente, muita muvuca. Enfim, carioca tem sempre aquela sensação de que por ser do Rio de Janeiro, qualquer outro lugar não pode ser tão perigoso quanto. Então geralmente relaxamos. Mas cuidado, o local a noite parece se tornar perigoso e ouvimos alguns relatos. É como qualquer outro centro de cidade. Todo cuidado é pouco. A noite resolvemos ir ao Shopping Iguatemi bater perna e conhecer. Como esperado, nada demais.

No dia seguinte, levantamos cedo e rumamos para nosso bate-volta em Gramado/Canela. Viajamos com a empresa Tour Serra Gaúcha (acesse a página deles aqui) com o atenciosíssimo Ginno. Nosso passeio foi privativo, e o preço foi ótimo também. Foi parando nos lugares que combinamos e explicando detalhadamente a história pelo caminho. Tudo funcionou perfeitamente. Recomendo o trabalho deles quando estiver querendo dar um passeio em Gramado/Canela e em alguns outros passeios que eles fazem também. Quem quiser adicionar o Ginno no whatsapp e tirar algumas dúvidas, segue: (51) 9185 6959.

Saindo de Porto Alegre atravessamos algumas cidades como Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Igrejinha e chegamos a Gramado.  O que dizer de Gramado: uma cidade que respira turismo. Tudo neste lugar é turístico. A cada esquina, cada praça, cada comércio. Um lugar que ficamos a todo momento buscando conhecer mais e mais. Tem muitos pequenos parques, muito comércio, praças. Descobrimos que um dia é impossível para conhecer tudo. Mas como nosso objetivo não era ficar preso em Gramado/Canela, resolvemos fazer o bate-volta para conhecer mais Porto Alegre e suas ruas, sua vida noturna.

Um detalhe importante: Por a cidade ser turística, tudo é bem caro. Você será abordado a todo momento para ir aqui e ali. Para tirar uma foto com neve artificial, para comprar o chocolate de tal jeito, para comprar o vinho não sei da onde, o queijo assim, assim, assado. Enfim, tenha em mente o quanto está $$disposto$$ a gastar.

Conhecemos a Igreja Matriz do São Pedro Apóstolo, a Fonte do amor eterno, a Rua coberta, o Lago Negro, a Rótula das Bandeiras e mais alguns muitos que não lembro, perdoem-me  =/

Em Canela fomos à Catedral de Pedra, que é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Também fomos a algumas lojas de chocolate, passeamos nas ruas, almoçamos por lá no restaurante Dallas (que fica na rua da Catedral de Pedra).

O ponto alto e a emoção ficaram guardados para o Parque do Caracol. Que lugar lindo, sensacional! 131 metros de queda d'água. Saímos do Rio de Janeiro que é mundialmente conhecido pelos Bondinhos (que nunca andei) para andar de bondinho em Canela. Como é a vida, não é mesmo?

Para resumir Gramado e Canela: Turismo de uma ponta a outra das cidades vizinhas. Muita limpeza, informação, atividades para fazer, lugares para conhecer e opções e mais opções de lazer. Enfim, foi literalmente um bate-volta em Gramado e Canela, que nos cansou muito. Como último ponto turístico fomos ao Lago Negro onde tem pedalinhos, bancos e um visual muito legal. Às 17hs, retorno a Porto Alegre.

Em Porto Alegre também fizemos o City Tour no ônibus turístico,o BusTour. Um passeio bem interessante. Existem 2 roteiros, um pela Zona Sul sem paradas e um pelo Centro Histórico que é possível fazer 6 paradas. Os ônibus saem de hora em hora, e consequentemente passam nos pontos turísticos de hora em hora. Custa 25 reais por pessoa, sendo que estudante, professor e idoso pagam meia. Um ponto positivo é que você pode descer e subir nos pontos turísticos quantas vezes você quiser naquele mesmo dia. Ah, os bilhetes só valem para o dia que você adquiriu. P.S.: Acho que poderia seguir o modelo de Porto Alegre e poder comprar o Bilhete no próprio ônibus, bem como aumentar o número de paradas em mais pontos turísticos.


Também atravessamos o Lago Guaíba de catamarã e fomos até a cidade de Guaíba. Cidade pacata com quase 100 mil habitantes. Não vou fazer relato sobre ela pois não adentramos a cidade para explorar.

Enfim, o Rio Grande do Sul é um estado muito frio, glacial, gelado interessante. Possui uma riqueza histórica gigante, lembremos da Revolução Farroupilha e outros acontecimentos (eles se orgulham muito em contar sua história, com todo o direito!). De início, o centro de Porto Alegre me lembrou muito o do Rio de Janeiro, só que com menos violência e sujeira. É um povo em suma bem educado, porém fechados, sisudos. Mas também tem aqueles que adoram um papo, nos mostrar as coisas, fazer a festa. Fiquei bastante feliz pois é isto que sempre procuro. Conhecer as pessoas, seus costumes, onde e o que elas comem, como se locomovem e interagem. Fui embora com a promessa de conhecer o outro lado do estado. Como podem ver nos mapas, é um estado muito grande e muito rico. Uma única viagem não seria capaz de conhecer tudo. Que bom por isso!

Espero que tenham gostado e que eu não tenha esquecido nenhum ponto importante. Qualquer dúvida ou queira saber um pouco mais, não deixe de comentar.

Nos acompanhem também no Facebook: https://www.facebook.com/viajeiassim/

Grande abraço e boa viagem!